Arquivo

Tags

Marcadores

Denunciar abuso

Mais acessados



Pular para o conteúdo principal

O Tesouro de Dandá


Dandá e seus tesouros

“O Tesouro de Dandá” chegou para mim como um presente, Dandá é mais que um personagem, é uma entidade a ser vivida através da alegria e simplicidade. Por isto mesmo batizei meu projeto de estudo com o mesmo nome do livro, mas no plural, “Os tesouros de Dandá”, pois não se refere apenas à menina que alimenta Buru, se refere aos vários tesouros que nos são trazidos pelas almas boas que passam no mundo, nos alimentando de histórias ricas a ponto de transformar uma vida inteira.

Antes de me tornar pedagoga já era colecionadora de histórias, mas um dia meu baú começou a transbordar e a energia de Dandá me disse: doe. Quanto mais histórias levo, mais histórias che­gam, esta dinâmica nos cura e nos ajuda a recon­quistar a soberania da alma.

Assim como Ulandê, precisamos nadar contra a maré que evidencia a separação entre corpo, espírito e mente, isto evidencia cada vez mais a cisão entre educação e responsabilidade social e política. Paremos de exaltar o ter para exaltar o ser, pois somos todos semeadores da mesma Terra. Nos fundamentos das culturas de matrizes africanas, indígenas e hindus, todos os filhos são nossos; Buru não poderia estar só, pois os filhos não são de um único ser, são, somos, continuidade do que nossos mais velhos nos trouxeram como exercício de imortalidade.

Sendo assim, Buru não poderia estar sozinho, é apenas uma questão de descoberta do tesouro que Dandá nos traz.

Erika Brasil

Comentários