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Auto da Compadecida - Plano de Aula


Para quem estiver procurando um Plano de Aula sobre o Auto da Comdadecida, para o Ensino Médio ou EJA, este, da Professora Walleska Bernardino Silva, é muito bom. Ele pode ser encontrado no Portal do Professor do MEC, mas não consta mais no índice de pesquisa, o que acaba tornando-o difícil de encontrar. Este é o link direto:

Auto da Compadecida: uma reflexão

É composto por 5 aulas. Transcrevo as duas primeiras:

Dados da Aula

Autora: Walleska Bernardino Silva
Coautora: Eliana Dias

O que o aluno poderá aprender:

• Explorar a figura do nordestino, relacionando suas características e comportamentos às condições do ambiente;
• identificar as críticas feitas na obra ao clero, à Justiça dos homens, à soberba e às diversas formas de corrupção e injustiça;
• identificar a simplicidade, despojamento e ao mesmo tempo literariedade da linguagem  empregada por Suassuna na obra;
• relacionar as críticas feitas na obra com a própria realidade;
• comparar a obra literária com a cinematográfica;
• fazer leitura expressiva do texto;
• organizar um julgamento.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos já deverão ter lido a obra de Ariano Suassuna, “O auto da compadecida”, e assistido ao filme. A obra escrita pode ser encontrada em:
http://www.cantinhodaculturaedolazer.net/2009/04/download-gratis-livro-o-auto-da.html  Acesso em 16/10/2009
E o filme disponibilizado para download em:
http://ntdownloadfilmes.blogspot.com/2008/02/o-auto-da-compadecida-nacional.html   Acesso em 16/10/2009. (os links não estão mais ativos)

Estratégias e recursos da aula
  • Atividades em círculo;
  • debates;
  • leitura expressiva;
  • recurso de vídeo para mostrar encenações recriadas;
  • encenação do julgamento.

Aula 1

Atividade 1

O professor deverá organizar a sala em círculo e iniciar a aula fazendo um resumo da história. Esse resumo será feito oralmente e cada aluno deve contribuir com um fato importante para o desenvolvimento do enredo. O professor deverá falar sobre a necessidade que o leitor deve ter em compreender bem as personagens que compõem a peça, pois são suas falas e atitudes que vão determinar a trama, o gênero e o desenlace da história.

Atividade 2

O professor deverá entregar aos alunos um questionário para discussão e, na sequência, eles deverão apresentar possíveis respostas para as perguntas abaixo:
1) O que faz de João Grilo a personagem principal da história?
2) Qual a atitude de João diante das histórias contadas por Chico, como a do cavalo bento e a do peixe que pescou o homem?
3) Ao lado dos dois maus padres é colocado um bom, o frade, secretário do bispo. Retome o texto e descreva essa personagem.
4) Qual a intenção do autor ao inserir o frade na história?
5) Que figura nordestina Severino representa?
6) Ao chegar ao céu, Severino é absolvido de seus pecados sem passar pelo purgatório. Por quê?
7) Releia um fragmento da fala da Compadecida em favor de João.
“João foi um pobre como nós, meu filho. Teve de suportar as maiores dificuldades, numa terra seca e pobre como a nossa. Não o condene, deixe João ir para o purgatório.”
Responda:
7.1. Quais as características de João Grilo que lembram a região onde morou?
7.2. Quais as consequências das condições do ambiente no comportamento de João e Chico?
7.3. Descreva as características de João Grilo que permitem afirmar que ele representa a humanidade.
8) Releia o versinho recitado por João Grilo para invocar Nossa Senhora.

“Valha-me Nossa Senhora,
Mãe de Deus de Nazaré!
A vaca mansa dá leite,
A braba dá quando quer.
A mansa dá sossegada,
A braba levanta o pé.
Já fui barco, fui navio,
Mas hoje sou escaler.
Já fui menino, fui homem,
Só me falta ser mulher.
Valha-me Nossa Senhora,
Mãe de Deus de Nazaré!”

Retome a forma como o padeiro e os padres demonstravam sua fé. Em seguida, compare essas três formas de demonstrar o espírito cristão.

9) Em outro trecho da cena do julgamento, quando João Grilo tenta recorrer a mais uma esperteza para livrar-se da acusação do diabo, Cristo o adverte: “Deixe de chicana, João. Você pensa que isso aqui é o Palácio da Justiça?” Relacione a crítica feita nesse trecho com o papel da Justiça e do Estado para esse povo.

O restante está no site do MEC, e você pode fazer download ou imprimir a aula através de lá:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9846 

O perfil  profissional da Professora Walleska Bernardino pode ser visto aqui: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/perfil.html?id=53915

Este é um vídeo produzido por alunos em resposta às aulas

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